sábado, 11 de setembro de 2010

[Iniciantes] Investir em ações é arriscado?


Sim!




Hoje resolvi fazer um post especialmente sobre O risco: o risco está presente em praticamente qualquer investimento que façamos, ou mesmo em qualquer atividade do nosso dia-a-dia.
Mas especificamente no mercado de ações, muitas vezes o risco tem uma má imagem.. 

"investir em ações? isso é muito arriscado..."

No entanto quanto menor o risco, menor o retorno também! abra uma poupança para ver!
o risco tem dois lados, quando você tenta se proteger demais do risco de perder dinheiro, você acaba sem querer se protegendo do risco de ganhar e de ficar rico também!

No entanto nessa coisa da má imagem do risco de se investir em ações, muitas vezes as pessoas exageram, e pensam que a bolsa de valores é como um cassino e que você vai voltar para casa vestindo um barril.

Chamou?

Vamos tentar analisar melhor as coisas, primeiramente, quando estamos falando de risco, temos que ter em mente que há 3 tipos de riscos, que estão presentes no campo dos investimentos:

1 - Risco de Liquidez
2 - Risco de Crédito 
3 - Risco de Mercado

1 - Risco de Liquidez

O risco de liquidez, é basicamente a dificuldade ou facilidade que você terá para conseguir se livrar de algo, para conseguir vender suas ações, seu imóvel, sua guitarra usada, etc.
Geralmente as ações têm boa liquidez (melhor por exemplo que imóveis), pois existe a bolsa de valores na qual você consegue vender praticamente imediatamente as suas ações, no entanto se você comprou ações extremamente desconhecidas, talvez tenha alguma dificuldade em vendê-las

para isso existe o IBRX-100 e o IBRX-50 da Bovespa! 

esses dois índices, são nada mais nada menos, que uma lista das 100 ou 50 ações mais líquidas do mercado de ações brasileiro. (mais líquidas quer dizer: comprador imediato certo, simplificando)

2 - Risco de crédito

O risco de crédito é basicamente o risco do calote. O risco de você emprestar um dinheiro, ou comprar títulos do tesouro nacional (que é o mesmo que emprestar para o governo) ou comprar debêntures (o mesmo que emprestar para empresas) e não ver a cor do dinheiro depois. O risco do empréstimo não ser honrado.

Há Há


3 - Risco de Mercado

Opa! Agora chegamos na espinha dorsal, é este o risco realmente temido no mercado de ações, o risco de mercado. 

O risco de mercado, é o risco que deriva do mercado, deriva do mecanismo de oferta e demanda, que faz com que o preço suba e desça, e portanto o preço das ações em seu poder, desça consideravelmente.
Alguns pensam logo nas piores hipóteses possíveis e imagináveis.. que você compra ações, as empresas falem, e você perde tudo o que você tem! 

Se você pensa assim, vou tentar te tranqüilizar um pouco falando sobre alguns pontos.

1 - Não é possível você perder tudo o que tem! 

mesmo que a empresa vá a falência, você não perde nada além do que investiu nela, você não sai devendo mais do que pôs, o quanto você pôs, esse é o limite do quanto pode perder, não é possível no entanto estabelecer um limite ao quanto pode ganhar.

Dessa forma é possível controlar o quanto você aguenta arriscar, o quanto "pode perder" digamos, você só perderia tudo, se investiu tudo o que tem em uma empresa que faliu, (chances minúsculas)


2 - "As ações caíram! já estou perdendo dinheiro?" Não! 

quando você compra ações você está comprando 'bens' de valor variável.
se compro 10 ações a 10 reais cada, paguei 100 reais.. se as ações caem pra 5 reais, minhas ações valem 50 reais neste momento, se eu vendo, recebo 50 sendo que paguei 100.
No entanto se não vendo, e elas sobem para 20, agora valem 200 reais.
Uma das famosas frases de Warren Buffett diz que o mercado foi feito para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes.

resumindo o ponto 2: se as ações caíram e você não as vendeu, ainda não realizou prejuízo algum, no entanto em algumas situações pode ser melhor vender sim! para recuperar o prejuízo em outras.

3 - Diz o bom senso que você só deve investir o que você não estiver precisando no curto prazo

você deve investir uma quantia de dinheiro, que você não vai precisar no curto prazo por qualquer motivo, não invista tudo o que economizou se isso fizer com que depois você queira resgatar uma parte dessa quantia.

Alguns recomendam que você invista uma parte em renda fixa antes de investir em ações, assim se você precisar de dinheiro, você corre atrás do que tá na renda fixa, antes de correr atrás do que está em ações.
Dessa forma você evita a situação desagradável de ter que vender ações bem no meio de uma crise na qual todas estão temporariamente mais em baixa.

sempre se sucedem na bolsa, os momentos em que todas as ações estão em alta, e todos estão eufóricos, e os momentos em que todas as ações estão caindo, e todos estão com medo, você deve tentar comprar nestes e vender naqueles, só que na prática, isso não é tão simples de fazer.

4 - enfim deixe de lado bloqueios desnecessários e aprenda a ver o risco como uma coisa boa.


Corra riscos!

a empresa provavelmente não vai falir! então mesmo que a ação caia, e você decida vender, achando que não vai mais recuperar, você terá perdido provavelmente apenas uma parte do que investiu(e não tudo), o aprendizado que teve durante a operação vai facilitar com que você consiga ter resultados melhores no futuro!

O livro Axiomas de Zurique em uma determinada parte, conta a história de duas irmãs, uma delas era a Mary a louca, que gostava de investimentos de risco! e a outra era mais conservadora, se protegendo de risco ao máximo!

No começo de seus investimentos Mary a louca teve perdas de um quarto do que investiu! a sua irmã diz "que coisa horrível, você perdeu muito dinheiro" no entanto Mary responde "é verdade, mas veja por este lado, pelo menos estou vivendo uma aventura". 

Segundo o livro, Mary a louca termina a vida rica, e sua irmã conservadora termina a vida em dificuldades, com o suficiente para sobreviver, mas tendo que pensar duas vezes antes de comprar um par de sapatos.


Será que Mary curtia bungee jumping?

Concluindo:

O risco é algo de que não podemos mesmo fugir, até mesmo sair de casa tem seus riscos, o risco está presente em muitas coisas no nosso dia-a-dia, talvez em tudo, certamente não só na bolsa de valores, e talvez seja o risco que dê graça a muitas coisas na vida. Lembre-se da relação risco-retorno, tentando nos proteger muito do risco, acabamos nos protegendo também do risco das coisas darem certo! quem não arrisca não petisca!
tente pensar nas coisas positivas também, em vez de sempre imaginar os piores desfechos!
ao se arriscar, você está também correndo o risco de dar certo e de conseguir o que quer!

__________________________________________________________________________



Vamos à indicação de livro de hoje! Este livro que agora recomendo: Os Axiomas de Zurique, tem tudo a ver com este post que dediquei ao risco! Adivinha qual é o primeiro grande axioma de zurique: O Axioma do risco.
Este livro inclusive pode mudar de vez a sua visão sobre correr riscos, pois dos livros que já li este é o que mais incentiva os riscos, aqui vai um trecho do livro:



"A vida é para ser vivida como uma aventura, não vegetando. E pode-se definir aventura como um episódio no qual se enfrenta algum tipo de risco e se procura superá-lo. Ao enfrentar riscos, a sua reação natural, sadia, será a de entrar num estado de preocupação.
Preocupações são parte integrante dos grandes prazeres da vida. Casos de amor, por exemplo. Se você teme se comprometer e assumir riscos, jamais se apaixonará. Sua vida será calma como um lago azul, mas quem quer uma vida assim?"

outra frase no livro diz "preocupação é sinal de saúde, se você não está preocupado é sinal de que não está arriscando o suficiente"

O livro não fala apenas de risco é claro, os outros axiomas falam sobre como lidar com a teimosia, ganância, esperança, consenso, etc.  Chama-se Axiomas de Zurique porque seriam os princípios dos suiços ao lidar com dinheiro e especulação, praticamente o segredo da riqueza dos suiços endinheirados!

para dicas sobre como investir em ações, dicionário de termos comuns, indicação de livros, continue lendo os posts abaixo do blog!

2 comentários:

  1. A ALL vai participa do 4º Sul em Ações
    O encontro reúne empresas de capital aberto e apresenta estratégias de investimento em ações.

    No próximo dia 25, as principais companhias de capital aberto do Paraná – ALL (BM&FBovespa: ALLL3), Bematech (BM&F Bovespa: BEMA3); Paraná Banco (BM&FBovespa: PRBC4) e Positivo Informática (BM&FBovespa: POSI3) – estarão reunidas para apresentar aos investidores individuais seus fundamentos, estratégias e perspectivas.
    O evento pretende demonstrar a força das empresas paranaenses e as diversas possibilidades de investimento, proporcionado o aumento no número de investidores pessoa física.
    Além de palestras dos principais executivos de Relações com Investidores das quatro companhias, os visitantes poderão troca informações com as equipes de RI das empresas. As companhias participantes integram o mais alto nível de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), o Novo Mercado. O número de investidores individuais entre estas empresas é considerado alto para os parâmetros brasileiros – mais de 20 mil pessoas físicas figuram entre os acionistas dessas companhias – mais ainda com grande oportunidade de expansão quando comparado a outros países.
    O Sul em Ações 2010 acontece em Curitiba, no Hotel Radisson, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sulemacoes.com.br.
    Mais informações:
    O evento será aberto com a palestra do Diretor da Regional Sul do IBRI e Gerente de Relações com Investidores da WEG, Luis Fernando Moran de Oliveira. Às 18h30, tem início as palestras dos representantes das empresas: Gustavo Reichmann,gerente de Relações com Investidores da ALL; Mônica Hojaij Carvalho Molina, Diretora de Relações com Investidores da Bematech; Cristiano Malucelli, Diretor de Relações com Investidores e Vice-Presidente do Paraná Banco e Ariel Leonardo Szwarc, Vice Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores da Positivo Informática. Todas as palestras terão como mediador Christian Torsten Klemt, Presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais para o sul do país – APIMEC-SUL.

    ALL nas redes sociais.
    Twitter: @ALL_logistica
    Facebook: http://on.fb.me/alllogistica
    Orkut: http://bit.ly/orkutall
    LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/alllogistica

    ResponderExcluir
  2. linda frase de warren buffet sobre o dinheiro ir dos impacientes para os pacientes
    http://defendaseudinheiro.com.br/category/frases/

    ResponderExcluir