quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[Iniciante] Dicionário do trader

Olá a todos, o post de hoje é mais uma vez dedicado aos iniciantes nesse mundo do mercado financeiro, que pode ter muitos termos incomuns. Se você já se deparou com frases em fóruns como "estou vendido nesse papel" e não entendeu o que seria estar vendido, vamos tentar explicar aqui. Vou editar este post conforme for lembrando de mais termos, mas também não tenho a intenção de criar um dicionário exaustivo com todos os termos possíveis.

 do mercado financeiro

Ações ordinárias e ações preferenciais => Como diferenciar ações ordinárias e preferenciais? bom um professor de contabilidade que tive tinha um macete pra simplificar as coisas: "ordinária é pra quem quer dar ordem, preferencial é pra quem prefere o dinheiro".
é mais ou menos isso mesmo, as ações ordinárias obrigatoriamente dão direito de voto nas assembléias de acionistas, enquanto que as preferenciais não necessariamente, e os acionistas detentores de ações preferenciais têm preferência no recebimento de dividendos (e recebem num rate um pouco maior)

como identificar: as ações ordinárias se identificam pela sigla ON (ordinária nominativa)
as ações preferenciais se identificam pela sigla PN (preferencial nominativa)

outra diferença: as ações ordinárias dão o chamado direito de Tag Along que vou explicar a seguir.


Tag Along => A lei das S.A (sociedades por ações) brasileira, oferece aos detentores de ações ordinárias, o direito de tag along em caso de mudança do controle acionário da empresa, o direito consiste em vender as suas ações pro novo controlador por pelo menos 80% do preço que ele está pagando pelas ações dos controladores, preço geralmente bem acima do mercado, afinal ele está comprando o controle da empresa.

A idéia do tag-along seria de que você era acionista de uma empresa controlada e administrada por determinado grupo no qual você teria alguma confiança, e tem o direito de não continuar sendo já que mudou o controle. 

A lei portanto obriga o adquirente das ações do bloco de controle a fazer uma oferta pública pelas ações dos acionistas minoritários, oferecendo pagar ao menos 80% do preço que pretendem pagar pelas ações do bloco de controle, algumas empresas até pagam mais do que 80%, ou estendem o direito às ações preferenciais.

IPO  => initial public offering => oferta pública inicial => IPO como já diz o nome, é a oferta pública inicial das ações de uma empresa na bolsa, é a primeira venda de ações da empresa, é quando uma empresa S.A. de capital fechado, resolve se tornar uma empresa de capital aberto, passando de poucos sócios para muitos sócios, e com isso consegue captar um volume maior de recursos para investimento em expansão da empresa.



Análise fundamentalista versus análise técnica => Essas duas análises representam abordagens e métodos diferentes que um investidor pode ter para escolher as ações que pretende comprar e por quanto tempo vai mantê-las. A análise fundamentalista podemos dizer que seria o método de Warren Buffet/Ben Graham (para saber sobre os dois leia o post "A bola de neve") o método fundamentalista leva em conta a própria empresa, sua situação financeira, seus fundamentos, sua solidez, seu patrimônio.

    A análise fundamentalista se baseia na diferença entre valor e preço. Tenta avaliar o patrimônio líquido da empresa, a geração de lucros, e coisas do tipo para tentar determinar um valor justo para a ação, pois como diz Warren "uma ação é uma fração do que você estaria disposto a pagar por toda a empresa". Esse valor justo seria então comparado com o preço de mercado, que é o preço cotado na bolsa num dado momento, e caso o preço de mercado seja bem menor que o valor justo, lá está a sua ação ideal para comprar!  afinal o mercado ocasionalmente nos dá a oportunidade de comprar barato coisas com valor alto, que são os momentos em que os investidores estão com medo de maiores quedas no mercado de ações!

=>quem quiser se aprofundar em análise fundamentalista deve ler o livro "O investidor Inteligente (The intelligent Investor)" de Ben Graham, ou no mínimo pesquisar bem sobre como aplicar o conceito de "margem de segurança (margin of safety)"

A análise técnica não se baseia na empresa por trás da ação, se baseia somente na variação de preços do mercado, tenta encontrar padrões de variação de preço em função do que aconteceu e do que está acontecendo quanto à variação de preços do papel, a análise técnica usa gráficos, indicadores, fórmulas matemáticas e candlesticks para tentar determinar pontos de compra ideais, e pontos de venda ideais, para que você tenha mais lucros do que prejuízos em suas operações com ações. 
     O livro "Trading in the Zone" de Mark Douglas não tem foco na análise técnica, mas argumenta que a análise técnica tem uma superioridade sobre a análise fundamentalista: ela mostra o que está acontecendo em vez do que deveria acontecer.
   Vamos tentar aprofundar esta frase: às vezes um "expert" em análise fundamentalista fixa determinado "preço justo" para determinada ação, e no entanto a ação nunca sobe até chegar àquele preço justo, enquanto o preço da ação nao chega até esse preço justo, o único preço real que existe é o praticado pelo mercado. O que realmente afeta o preço das ações é o mecanismo da oferta e demanda! muita gente comprando a ação, o preço sobe, muita gente vendendo, o preço desce. A análise técnica, tenta avaliar essas subidas e descidas e o volume, para tentar determinar quando é melhor comprar ou vender.


Long & Short ou operando vendido e operando comprado => Aqui vamos tentar explicar apenas a diferença entre Long/comprado e Short/vendido
Quando você está comprado em uma ação significa simplesmente que você comprou aquela ação normalmente e espera ganhar com a subida no preço dela.
Quando você está vendido em uma ação significa que você espera ganhar com a queda dos preços dela! isso pode ser feito através do aluguel de ações, você aluga determinadas ações(sem pagar ainda), vende no preço atual, e torce pro preço delas cair, para comprá-las de volta a um preço menor e "devolver" as ações, ganhando nessa diferença.



Ufa, para o que seria um simples dicionário de alguns termos este post ficou um tanto extenso!
como disse antes, talvez com o tempo mais termos sejam incluídos aqui, por enquanto tá bom. 

Outros posts relevantes pro assunto:
 Como investir em ações: passo a passo

Sobre a vida e biografia oficial de Warren Buffett

_______________________________________________________________
Indicação de livro de hoje:

Bíblia da análise fundamentalista, livro com princípios muito validos até hoje, talvez imortais, o foco do livro é como investir "em valor". Warren Buffett talvez seja quem melhor aplicou os princípios deste livro, chegando durante certo tempo a ser o homem mais rico do mundo, Ben Graham, o autor deste livro era praticamente o grande ídolo de Buffet, este muitas vezes fazia reuniões com diversos seguidores ou fãs de Ben Graham, os quais chamava de "Grahamitas". Em determinada ocasião tendo que se defender de gente que alegava que seu sucesso era pura sorte estatística, Buffett demonstrou que era impossível ser pura sorte, se todos os que aplicavam estes métodos tinham sucesso, "se todos os habitantes de 'Graham&Doddsville' tinham sucesso consistente".

Abraços, o Papeador

Nenhum comentário:

Postar um comentário